A vida é simples?

Foi lá pelo 7o. período da faculdade de Psicologia que descobri que o jeito que eu pensava e lidava com meus "problemas" pessoais tinha nome e sobrenome. Hum, como assim?! É, as técnicas que eu usava naturalmente (não sei como eu as aprendi), são técnicas ensinadas num tipo de psicoterapia chamada Terapia Cognitivo-Comportamental. Lembro bem de um dia estar estudando para uma matéria da faculdade, ministrada por um senhor branquinho, barrigudinho, de óculos, sempre com um sorriso leve no rosto, chamado Bernard Rangé, e de repente me dar conta que ali estava descrito um "passo a passo" que eu fazia desde a adolescência para me ajudar com meus mil afazeres do colégio e ansiedade. Ah, deixa eu explicar melhor esta parte. Sempre curti fazer umas listinhas. Achava mais fácil de organizar minha vida, as tais coisas que eu TINHA QUE FAZER e as coisas que eu DESEJAVA FAZER. A verdade é que mesmo sendo adolescente, eu não tinha tempo para tudo (depois de adulta percebi que adolescente administra muitíssimo mal o seu tempo, talvez durma demais...) e as listas me ajudavam a visualizar todas essas coisas a fazer, definir as prioridades, ver os prós e contras de fazer ou não cada coisa, tentar arranjá-las num tempo hábil e real, e aí partir para ação. Naquela tal aula do 7o. período eu fiquei sabendo que isto é uma técnica chamada RESOLUÇÃO de PROBLEMAS seguida de TOMADA de DECISÃO. Confesso que foi uma surpresa para mim saber que alguém tinha dado nome para isso, parecia algo tão óbvio a se fazer. Meu interesse foi crescendo pela matéria, que neste momento eu já chamava pela abreviação, TCC, já familiarizada e encantada com tudo que a cada semana aprendia. Fui descobrindo outras coisas mais na minha maneira de pensar que tinham nomes pomposos e um passo-a-passo para ensinar aos pacientes. Legal, me apaixonei. E permaneço até hoje assim, apaixonada e encantada com a visão de mundo e do "eu" que a TCC tem a oferecer.  

Comentários

  1. Angélica,

    Sua paixão é contagiante!

    Acredite, nada como um desejo decidido! Invejável, inclusive!

    Feliz em saber que após as listas, a ação vinha em seguida. Bem sabemos que muitos param no primeiro passo, não é?

    bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. =)!! Adorei isso de "desejo decidido"!
      Certamente muitos param no primeiro passo, eu já parei muitas vezes inclusive...a questão talvez seja procurar uma motivação e tentar seguir. Mas motivação é um tema que ainda me gera muitas dúvidas...logo logo vou fazer um post sobre isso, é quero muito saber o que acha, ok? Bjo!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que você faz quando ninguém está olhando?

"Eu nunca mais vou respirar, se você não me notar..."

Finja até que você se transforme!